segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Carmen Miranda 1909-2009












Como o centenário da eterna Carmen Miranda jamais poderia passar em silêncio aqui no Chiadofone, busquei em meu acervo digitalizado algumas gravações excelentes e pouco divulgadas:




FOI NUMA NOITE ASSIM - marcha
(Arlindo Marques - Roberto Roberti)
Carmen Miranda com Orchestra "ODEON"
dir.: S. Bountman
Odeon 78 rpm 11225-A
gravação: 29/04/1935
lançamento: junho de 1935
verso do disco: Queixas de Colombina (disponível para audição no artigo "Colombina e seus amores")

NOVO AMÔR - samba
(Ary Barroso)
Carmen Miranda acomp. pelo Conjuncto Regional de Benedicto Lacerda
Odeon 78 rpm 11442-B
gravação: 10/12/1936
lançamento: janeiro de 1937
verso do disco: Não se deve lamentar

SORRISOS - Marcha
(Hervé Cordovil - João de Barro)
Carmen Miranda com os Diabos do Céo
Victor 78 rpm 33896-B
gravação: 16/01/1935
lançamento: fevereiro de 1935
verso do disco: Moreno


Alguém poderá perguntar: e os selos dos discos, que ele sempre publica nos artigos? Respondo: desta vez vou ficar devendo (justamente no centenário de Carmen!). Meu acervo está encaixotado a quilômetros de distância, aguardando o momento oportuno para ser trazido...

3 comentários:

Djalma M.Cm. disse...

Observação: Carmen merece muito mais que isso, mas... é o que tenho para o momento. :/

Profª Sandra Bose disse...

Dijalma, vc sabia que a Carmem Miranda foi imitada ate mesmo aqui na India, nos filmes indianos???
Pois eh, ela realmente fez hisotria!!
Om Shanti

e. disse...

Tenho uma coleção enorme de 78s, inclusive os primeiros da Carmen, do Canhoto, Patrício Teixeira, e os primeiros caipiras. Tenho até música africana em 78 rpm. Acho que dava pra participar do seu blog...eu gostaria apenas de aprender a gravar meus 78 rpm em outras mídias...pode ser? Meu e-mail
mayukha@yahoo.com

Obrigado
Emerson