domingo, 8 de janeiro de 2012

Passarinho do má (Francisco Alves, 1927)

Será este um reinício para o Chiadofone? Mesmo que não seja, o raríssimo disco Odeon 10001 é um marco na fonografia brasileira (primeiro disco lançado com gravações elétricas nacionais) que vale a pena ser ouvido em 78 rotações - sem filtragens.

Segundo Edigar de Alencar (O Carnaval Carioca Através da Música, 4ª Edição. Livraria Francisco Alves, 1977), em capítulo dedicado ao carnaval de 1927:

"(...) Houve ainda uma toada sertaneja muito cantada pelos foliões. Era um 'samba sertanejo' apresentado pela Companhia Brandão-Palmeirim, então ocupando o Teatro Trianon, na revista carnavalesca Vaes Então Luiz, de Duque e Oscar Lopes. O título era mais um trocadilho dos sugeridos pelo nome do Presidente da República [Washington Luiz]. Número de sucesso todas as noites era o samba de Duque (Antônio Amorim Diniz) sob motivos folclóricos PASSARINHO DO MÁ, cantado por João Lino e Brandão Sobrinho (...)"



Dica de leitura (contexto histórico):



PASSARINHO DO MÁ
samba
(Duque)
Cant. por Francisco Alves
Orchestra Pan American do Casino Copacabana
Odeon 78 rpm 10001-b
matriz: E1163.
lançamento: julho de 1927
verso do disco: Albertina

Acervo e digitalização pelo autor.

5 comentários:

Charles Bonares disse...

Tô pasmo!

Marcelo Bonavides disse...

Parabéns!
Adorei!!

Célio disse...

Ainda bem que vocês voltaram !!!

Obrigado, mais uma vez.

Ruan Esteves disse...

Mais uma vez esse blog disponibiliza outro pedaço da história!

Sempre acompanhei o trabalho de vocês e nunca tive a oportunidade de parabenizá-los! O que vocês fazem é sem dúvida um ato digno de ser venerado!

Obrigado mais uma vez por disponibilizar as gavações da maneira mais fiel possível, sem filtros absurdos e sempre preocupados com a qualidade sonora e com o contexto histórico!

E que o blog continue um sucesso!

Djalma disse...

Charles,
:)

Marcelo, Célio e Ruan,
agradecemos pelas visitas e pelos elogios! Voltamos meio "devagar", mas estamos por aqui: post novo publicado agora mesmo...